terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ética e o uso da informação

Antes de começar a escrever, vamos entender a definição de Ética: é a ciência do comportamento moral do homem em sociedade; é o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tenta a realizar o valor do bem.

Ética, é um termo que vem sendo muito utlizado durante nossas vidas, mas o que é ética para você? Significa as pessoas te tratarem com respeito? Você ajudar uma velhinha a atravessar a rua? Não mentir? Não matar? Não roubar? Não copiar trabalhos do Rodrigo? Ensinar? Ouvir?

Pode-se dizer que ética realmente é isso, mas ao mesmo tempo podemos dizer que não é. A Ética vem perdendo o seu real significado, muitas pessoas não fazem ideia do que é Ética, não pelo sentido de não saber o seu significado, mas sim no sentido de aplicá-la como bem entender.

Não é ético “puxar o tapete”de um colega de trabalho, mas isso tornou-se a normalidade no atual mundo corpotativo. Não é ético tomar as realizações de outros como sendo suas, mas quantos de vocês já não usaram uma frase ou um texto em um trabalho escolar?

A ética e o uso da informação são dois assuntos interligados atualmente, uma informação usada sem ética pode ter repercussões extremamente negativas. No jornalismo atual há muito falta de ética e isso é notado facilmente pelas matérias sensacionalistas. Uma informação que era insignificante pode tornar uma visibilidade muito grande se usada sem ética. É por isso que é necessário, cada dia mais, conscientizar-se sobre aplicarmos a ética em nossa vida.

Não é necessário também que tudo o que formos fazer seja pensando nisso, mas é importante fazer da ética um hábito, tornando parte de nós mesmos, pois sem ética notícias são escândalos, segredos são atrativos e a inteligência fica sendo como um opcional de carro, sempre há a possibilidade, mas dificilmente as pessoas estão dispostas a obtê-la.